Terrorismo e Direitos de Defesa dos Arguidos – experiências na defesa de “inimigos do Estado

19 de fevereiro de 2020 às 18h30
Local | Conselho Regional de Lisboa – Rua dos Anjos, nº 79 Lisboa  >>> Google Maps

Oradores
Nancy Hollander | Advogada nos Estados Unidos da América
Kenneth Carr | Advogado no Reino Unido

Comentário
Inês Ferreira Leite | Advogada em Portugal e Professora na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais)

Moderação
Conselho Regional de Lisboa e Forum Penal – Associação de Advogados Penalistas

Por razões relacionadas com a prevenção geral, a mediatização do caso e o impacto emocional e traumático dos factos na comunidade, os Estados e a comunidade internacional investem toda a sua energia e recursos na “luta contra o terrorismo”.

Como exercer uma Defesa séria e eficaz neste contexto? Que desafios? Como ultrapassá-los?

Uma oportunidade única para ouvir e reflectir com os Colegas Nancy Hollander e Kenneth Carr, com larga experiência na defesa de arguidos indiciados ou acusados em processos internacionais relacionados com o crime de terrorismo, bem como arguidos rotulados como “inimigos do Estado” (por exemplo Chelsea Manning, denunciante das práticas de tortura por parte da CIA no âmbito da “luta contra o terrorismo”) nos EUA, no Reino Unido e nos Tribunais Europeus e Internacionais (por exemplo nos casos Al Nashiri v. Poland e Husayn (Abu Zubaydah v. Poland).

Uma Conferência organizada pelo Conselho Regional de Lisboa e pelo Forum Penal – Associação de Advogados Penalistas, com o apoio do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


Inscrições
Advogados | formacao.crlisboa.orgcentro.estudos@crl.oa.pt
Outros Profissionais | centro.estudos@crl.oa.pt
Advogados Estagiários |  formacao.crlisboa.org

Taxa de Inscrição
Advogados e Advogados Estagiários : Entrada gratuita sujeita a inscrição prévia
Outros Profissionais : 25€00 (IVA incluído)

Scheduled Formação Parceria Histórico


Delegações
Recursos em Processo Penal

14 de março às 17h30
Local | Palácio Marqueses da Praia e Monforte – Estrada Nacional 8, Loures

Formação
Trabalhadores independentes,Trabalhadores economicamente dependentes, Presunção da existência de contrato de trabalho

Conferência On Line
Trabalhadores independentes,Trabalhadores economicamente dependentes, Presunção da existência de contrato de trabalho
24 de março às 15h00

Formação
Alterações ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) Lei dos Solos – DL 117/2024

Conferência On Line
Alterações ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) Lei dos Solos
13 de março das 11h30 às 13h00