Boas vindas

Este é aquele passo, decisivo, para o início da concretização do sonho. Acredito que acontece o mesmo com todas as Advogadas e todos os Advogados. A aproximação do início do Curso de Estágio traz consigo uma enorme ansiedade, a certeza de horas incontáveis de estudo e a necessária preparação para a obtenção de todas as competências essenciais para o exercício desta nobre profissão que é a Advocacia!

O cariz assumidamente prático do Curso de Estágio permite às Advogadas e Advogados estagiários terem uma visão metódica, concreta e muito pragmática sobre três pilares determinantes para a nossa profissão: Deontologia Profissional, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal, a par de outras áreas lecionadas e igualmente importantes na formação dos futuros Advogados(as). A título de exemplo, veja-se a componente deontológica que sempre foi basilar na nossa profissão, mas agora assume, a meu ver, um papel determinante neste momento em que a nossa classe continua a sofrer ataques variados, vindos de diversas direções. Temos, por exemplo, a procuradoria ilícita, uma prática ilegal de quem insiste em realizar, de forma clandestina, atos que nos estão reservados. Nestes momentos é muito importante sabermos quem somos, qual é a nossa essência e a nossa missão.

Que este percurso exigente – com duas fases do estágio, entrevista e prova escrita –, não seja um impedimento para se aproximarem vertiginosamente da meta que ambicionam, a almejada cédula profissional. Estou certo que será difícil, mas que valerá a pena.

O Presidente do Conselho Regional de Lisboa
da Ordem dos Advogados,
Dr. João Massano

“Temos, por exemplo, a procuradoria ilícita, uma prática ilegal de quem insiste em realizar, de forma clandestina, atos que nos estão reservados. Nestes momentos é muito importante sabermos quem somos, qual é a nossa essência e a nossa missão.”