POD INFORMAR n.º 22 | Saúde Mental e Justiça

Caros(as) Colegas,

Este mês, com a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), a nossa Revista Pod Informar é dedicada à Saúde Mental e Justiça, aproveitando-se a oportunidade para fazer um balanço do que já foi feito pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados nestas matérias, como a realização de um inquérito à Classe quanto à Saúde Mental dos Advogados, em 2022, ou a criação do GaBEP – Gabinete de Promoção do Bem-Estar Psicológico, percorrendo-se o trajeto desta iniciativa pioneira e transformadora na Advocacia portuguesa, a sua missão em constante evolução e um olhar para o Futuro.

De realçar, também nesta edição, aquando do aniversário da entrada em vigor da Lei de Saúde Mental, o artigo de opinião de Fernando Vieira, Psiquiatra Forense, dedicado ao tema Lei de Saúde Mental, um ano depois. Então e agora?, e o artigo de opinião de Rosário Zincke dos Reis, Advogada e Vogal da Associação Alzheimer Portugal, sobre Lei da Saúde Mental, Algumas Reflexões.
Na Academia, na secção da Legislação, o destaque vai para a alteração do regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local (DL n.º 76/2024). Já na jurisprudência, não deixe de ler a decisão do Tribunal da Relação do Porto sobre Cláusulas Contratuais Gerais. Por fim, na secção da Doutrina, foco para o artigo da autoria de Catarina Pita Soares sobre Responsabilidade ESG: O Custo e a Oportunidade para as Empresas Modernas.

Aproveite ainda para apontar na sua agenda as próximas formações e visualize os nossos vídeos e e-publicações.

Bom trabalho!

João Massano

Leia a edição de agosto em https://podinformar.pt

 



Formação
Recursos em Processo Penal

Recursos em Processo Penal
Regime presencial e online
23 de janeiro de 2026 das 17h00 às 19h00
Local | Conselho Regional de Lisboa

arquivo
Direito Processual Laboral – À Luz do Processo Civil e do Direito do Trabalho

O Conselho Regional de Lisboa é o anfitrião do lançamento da obra “Direito Processual Laboral – À Luz do Processo Civil e do Direito do Trabalho”, da autoria do Advogado Manuel Ramirez Fernandes, que se realiza no próximo dia 21 de janeiro, às 17h00, na sede do Conselho Regional de Lisboa.

Formação
Recursos em Processo Penal

22 de janeiro de 2026 às 17h00
Local | Auditório dos Paços do Concelho – Praça do Município, Torres Vedras