2ª Edição do Ciclo Cinema e Direito

Tem início, em novembro de 2025, a 2ª Edição do ciclo “Cinema e Direito”, coorganizado pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pela Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) e pela Iniciativa Poética.

O Ciclo “Cinema e Direito” 2025/2026 decorre entre novembro de 2025 e abril de 2026 e aborda questões fundamentais da Justiça, propondo uma reflexão sobre os sistemas judiciais, através de uma seleção cinematográfica que abrange diferentes culturas, épocas e perspetivas legais.

A iniciativa é dirigida a profissionais do direito – advogados, juízes e procuradores – e oferece uma oportunidade única de examinar questões fundamentais da justiça através da lente artística do cinema.

Cada sessão será seguida de debate com especialistas, permitindo uma discussão enriquecedora entre a ficção cinematográfica e a realidade jurídica.

Advogados e Advogados Estagiários
Inscrições Gratuitas e limitadas, por cada sessão, para centro.estudos@crl.oa.pt

O ciclo Cinema e Direito 2025/2026 terá a seguinte programação

 



Divulgação Moodle
Sunset em Vilamoura | 10 de agosto

No dia 10 de agosto, a partir das 19h00, tem lugar no Água Qlub, em Vilamoura, um final de tarde descontraído junto ao mar.

Destaques CRL
COMUNICADO | Publicação da Lei n.º 34/2026: um dia de luto para a advocacia portuguesa e para o Estado de Direito

Foi hoje publicada, em Diário da República, a Lei n.º 34/2026, que altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e o Regulamento das Custas Processuais, entrando em vigor no próximo dia 1 de setembro.

Formação
Direito Fiscal e Prática da Advocacia – que soluções

Direito Fiscal e Prática da Advocacia – que soluções
16 de julho às 18h00