FULL-PROOF | Ensuring the due course of criminal procedures via strengthened respect for the procedural rights of the suspect and the accused

O FULL-PROOF é um projeto co-financiado pela União Europeia que visa contribuir para a simplificação dos procedimentos de justiça penal, analisando e abordando violações dos direitos processuais que ocorrem nas fases iniciais dos processos judiciais, concretamente aqueles previstos nas Diretivas 2012/13/UE, 2013/48/UE e 2016/1919/UE.

Para este efeito, o Consórcio do FULL-PROOF, que integra sete Estados-Membros da UE, irá colaborar com agentes da polícia, procuradores e advogados no sentido de sensibilizar e reforçar o conhecimento sobre os direitos consagrados nestas Diretivas. Este objetivo global será alcançado através da análise da implementação prática das referidas Diretivas, no desenvolvimento de um quadro de referência para a replicabilidade de boas práticas, e na criação de materiais informativos e na organização de eventos nacionais e internacionais de partilha de conhecimentos e experiências.

Como parte desta iniciativa, estamos a criar uma rede de contactos que reúne agentes da polícia, profissionais de justiça e stakeholders chave em toda a Europa. Esta rede tem por objetivo reforçar a cooperação transfronteiriça, partilhar as melhores práticas e promover a aplicação eficaz das Diretivas, com foco na sensibilização e no fortalecimento das salvaguardas processuais.
Neste sentido, gostaríamos a(o) convidar a divulgar esta iniciativa entre a sua rede profissional.

A inscrição pode ser efetuada através do formulário disponível aqui até 18 de abril de 2025.
Caso tenha alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.

O Projeto FULL-PROOF é coordenado pela IPS_Innovative Prison Systems, e integra a Plataforma Polaca para a Segurança Interna (Polónia), a Universidade de Bolonha (Itália), e Comité de Helsínquia Búlgaro (Bulgária), a Academia de Polícia ‘Alexandru Ioan Cuza’ (Roménia), o Instituto Mirovni (Eslovénia) e a Academia de Forças Policiais de Bratislava (Eslováquia).

Os dados recolhidos neste formulário serão utilizados exclusivamente para facilitar a participação de profissionais no projeto. Asseguramos que todos os dados serão tratados em conformidade com o Regulamento (UE) 2016/679 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e utilizados apenas para atividades relacionadas com o projeto.



Formação
3.ª edição Pós-Graduação em Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem

3.ª edição da Pós-Graduação em Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem
Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa)
24 de Fevereiro a 16 de Julho de 2026

Formação
Eleições Presidenciais. Quais os poderes do Presidente?

Café Dos Direitos
Eleições Presidenciais. Quais os poderes do Presidente?
8 de janeiro de 2026 às 18h00
Local | Livraria Almedina, Atrium Saldanha

Formação
Processos Cautelares no Contencioso Administrativo

15 de janeiro de 2026 às 18h00
Local | Biblioteca Municipal de Oeiras, Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, nº 17 Oeiras