POD INFORMAR n.º 25 | Cibersegurança e Advocacia

Caros(as) Colegas,

Nesta que é a derradeira edição da POD Informar de 2024 quero terminar mais um ano de editoriais com uma nota de esperança e de perseverança. A Advocacia e a Justiça vivem tempos conturbados, também um sinal dos tempos em mudança, mas gosto de acreditar que há oportuni

O futuro já chegou: para aqueles de nós que ainda cresceram na era analógica, em que as capacidades dos computadores, a internet e os telemóveis eram ficção científica, a realidade é hoje bem clara. A tecnologia trouxe-nos imensas ferramentas que facilitam a nossa vida quotidiana e o nosso trabalho, seja qual for o setor em que trabalhamos, mas também trouxe novos desafios e riscos, nomeadamente, a cibercriminalidade.

Hoje em dia, ao mesmo em que vemos notícias sobre crimes (mais) comuns, como assaltos ou fogo posto, vemos muitas outras sobre pessoas ou empresas que foram alvo, por exemplo, de burlas através da internet, etc.

Para a Advocacia, este (já não tão novo) contexto traz um duplo desafio. Por um lado, é mais uma área de trabalho para a qual temos de preparar-nos o melhor possível para apoiar os clientes. Mas, por outro, é também necessário perceber que esta criminalidade também nos pode atingir como profissionais que trabalham com regras de sigilo e com acesso a dados importantes, pelo que temos de aprender a proteger-nos.

Razões mais do que suficientes para que esta edição da POD Informar seja dedicada à Cibersegurança: nela, enquadramos o tema com os dados mais recentes da cibercriminalidade em Portugal, pode ler o artigo do Advogado Luís Nuno Perdigão – que nos faz uma leitura guiada dos principais aspetos do novo regime jurídico – e recordamos as iniciativas do Conselho para apoiar os Colegas na formação e qualificação para esta área. Por fim, contamos, ainda, nesta edição com um artigo de opinião intitulado “Direitos Humanos sob stress” da autoria de Paula Veiga.

Na Academia do Advogado, o destaque vai para a Doutrina, onde este mês abordamos “O princípio da limitação da conservação dos dados pessoais: entre a simplicidade e o esoterismo”, artigo da autoria de Inês Oliveira. Como sempre, pode ficar a par da informação atualizada da Formação, Legislação, Jurisprudência e Serviços do CRLisboa– sem esquecer os vídeos e e-publicações organizadas pelo CRLisboa.

Boas leituras
João Massano

Leia a edição de janeiro em https://podinformar.pt

 



Destaques CRL
Conferência sobre Saúde Mental

Conferência sobre Saúde Mental
9 de outubro das 9h30 às 16h30

Formação
O Papel do Advogado no Direito da Família

O Papel do Advogado no Direito da Família
22 de setembro às 14h30
Auditório Acácio Barreiros, Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra

arquivo
Transição Digital nas Organizações: Que Impacto?

Transição Digital nas Organizações: Que Impacto?
15 de setembro de 2025 das 14:30 às 17:15
Auditório A302 do Iscte-Conhecimento e Inovação (Edifício 4)