POD INFORMAR n.º 23 | Crianças: Direitos e Justiça

Caros(as) Colegas,

 “Crianças: Direitos e Justiça” é o tema da edição deste mês da Revista Pod Informar.

Com este tema em mente decidimos dedicar o Tema de Fundo a uma mudança de paradigma na forma como a sociedade deve olhar para as crianças. Olhamos também a Advocacia e o papel do Advogado na defesa dos direitos e interesses das crianças, bem como uma Justiça adaptada às crianças e aos seus direitos. Conheça ainda as diversas iniciativas do CRLisboa na temática dos Direitos das Crianças.

Damos a conhecer o Livro “O que se passa na Infância não fica na Infância”. Para esse efeito, contamos com:

  • uma entrevista de João Pedro Gaspar, Investigador na Universidade de Coimbra, Mentor da PAJE [Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos] e coordenador deste livro; e
  • um artigo de opinião de Paulo Guerra, Juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra e também coordenador deste livro.

Destacamos a assinatura do Protocolo de colaboração entre o CRLisboa e a Escola de Direito da Universidade do Minho, bem como as expectativas e as iniciativas a desenvolver no âmbito do Protocolo.

Na academia, na secção da Legislação, o destaque vai para o Decreto-Lei n.º 91/2024, de 22 de novembro, que regula as citações e notificações eletrónicas a cidadãos e empresas, no âmbito de processos judiciais. Já na Jurisprudência, não deixe de ler o Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra sobre a penhora dos instrumentos de trabalhos e os objetos indispensáveis ao exercício da atividade ou formação profissional do executado (Processo n.º 3596/10.5TJVNF-B.C2). Consulte, ainda, a agenda do CRLisboa, as e-publicações e os vídeos que são partilhados semanalmente nos canais oficiais deste Conselho.

Bom trabalho e boas leituras.

Bom trabalho!

João Massano

Leia a edição de novembro em https://podinformar.pt

 



Formação
Famílias de Acolhimento procuram-se

Famílias de Acolhimento procuram-se
17 de outubro das 9h30 às 17h00
Local | Palácio Marqueses da Praia e Monforte – Estrada Nacional 8, Loures

Formação
3.º Curso de Pós-graduação em Crianças e Jovens – Prof. Doutor Guilherme de Oliveira

3.º Curso de Pós-graduação em Crianças e Jovens – Prof. Doutor Guilherme de Oliveira
11 de outubro de 2025 a 14 de Março de 2026

arquivo
Curso online de Inglês Jurídico: Legal English for Real Estate Law

Curso online 
Inglês Jurídico: Legal English for Real Estate Law
13, 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro 2025 das 18h00 às 20h00