POD ESCLARECER | À conversa com o Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra Episódio 100

Esta semana celebramos o 100.º episódio do podcast do CRlisboa, o Pod esclarecer com um episódio muito especial.

Para assinalar este marco, o nosso ilustre convidado foi Amadeu Guerra, Procurador-Geral da República, que amavelmente aceitou o nosso convite para fazer parte deste momento especial e que constituiu, para o Conselho, um enorme privilégio. O Presidente do CRLisboa, João Massano moderou a conversa acompanhado por dois jornalistas, David Diniz, Diretor-Adjunto do jornal Expresso e Henrique Machado, editor de sociedade da TVI e da CNN.

Neste episódio, abordou-se o tema da literacia jurídica e da proximidade dos agentes judiciários com os cidadãos. Os desafios enfrentados pela justiça passam pela desconfiança que existe tornando-se fundamental a importância da comunicação clara e da aproximação entre o sistema judicial e os cidadãos e a credibilidade da justiça em Portugal.

O Procurador-Geral da República discutiu os desafios enfrentados pelo Ministério Público, especialmente em relação aos megaprocessos e à importância de garantir a imparcialidade da justiça, bem como da necessidade de recursos adequados para combater a corrupção.

Não perca este episódio centenário especial sobre os desafios e perspetivas da Justiça vista por Amadeu Guerra!

Subscreva já o POD ESCLARECER!

Ouça em https://open.spotify.com/show/24TJ22BgEUiyLc4XWc8mOr ou veja em https://youtu.be/Ec8V0Ysq3h0

youtube-01   spotify-01

 

Scheduled Notícias arquivo Pod Esclarecer


Formação
Young European Lawyers Contest – YELC e Young European Lawyers Academy – YELA

Encontram-se a decorrer, até ao dia 15 de dezembro de 2025, as inscrições para o YELC – Young European Lawyers Contest e para o YELA – Young European Lawyers Academy.

arquivo
Procedimentos Cautelares no Processo Civil

26 de novembro de 2025 às 17h30
Local | Auditório Conde Ferreira | Largo 5 de Outubro 14 (Jardim), Sesimbra

arquivo
2ª Edição do Ciclo Cinema e Direito

Tem início, em novembro de 2025, a 2ª Edição do ciclo “Cinema e Direito”, coorganizado pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pela Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) e pela Iniciativa Poética.