POD INFORMAR n.º 21 | Literacia e Justiça

Caros(as) Colegas,

Estamos no arranque da última parte do ano que, para muitos, é um verdadeiro ‘ano novo’ depois das férias de verão. Para os Advogados, é também o retomar do trabalho junto dos tribunais e de outros serviços da Justiça e o regresso ao interesse dos Media e da Opinião Pública pelos grandes processos mediáticos.

O interesse do grande público pela Justiça até poderia ser uma boa notícia se igualasse o nível de compreensão dos seus processos e agentes. Apesar da grande cobertura jornalística, a literacia jurídica é um problema real na Sociedade portuguesa, razão pela qual esta edição da POD Informar é dedicada ao tema. Nela:

  • Fazemos uma leitura do conceito de literacia jurídica, das suas vantagens e objetivos
  • Recordamos o trabalho que ao longo das décadas o Conselho Regional de Lisboa tem desenvolvido nesta área, e
  • Apresentamos a análise e as propostas de vários jornalistas especializados em Justiça para melhorar a comunicação do setor.

Há um longo caminho a percorrer na melhoria da comunicação da Justiça e da sua compreensão pelos cidadãos. Um problema que diz respeito a todos os agentes do setor, desde juízes a funcionários. No CRLisboa, tentamos que os Advogados façam a sua parte.

Bom trabalho!

João Massano

Leia a edição de agosto em https://podinformar.pt

 



Formação
Young European Lawyers Contest – YELC e Young European Lawyers Academy – YELA

Encontram-se a decorrer, até ao dia 15 de dezembro de 2025, as inscrições para o YELC – Young European Lawyers Contest e para o YELA – Young European Lawyers Academy.

Destaques CRL
Procedimentos Cautelares no Processo Civil

26 de novembro de 2025 às 17h30
Local | Auditório Conde Ferreira | Largo 5 de Outubro 14 (Jardim), Sesimbra

arquivo
2ª Edição do Ciclo Cinema e Direito

Tem início, em novembro de 2025, a 2ª Edição do ciclo “Cinema e Direito”, coorganizado pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pela Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) e pela Iniciativa Poética.