POD INFORMAR n.º 21 | Literacia e Justiça

Caros(as) Colegas,

Estamos no arranque da última parte do ano que, para muitos, é um verdadeiro ‘ano novo’ depois das férias de verão. Para os Advogados, é também o retomar do trabalho junto dos tribunais e de outros serviços da Justiça e o regresso ao interesse dos Media e da Opinião Pública pelos grandes processos mediáticos.

O interesse do grande público pela Justiça até poderia ser uma boa notícia se igualasse o nível de compreensão dos seus processos e agentes. Apesar da grande cobertura jornalística, a literacia jurídica é um problema real na Sociedade portuguesa, razão pela qual esta edição da POD Informar é dedicada ao tema. Nela:

  • Fazemos uma leitura do conceito de literacia jurídica, das suas vantagens e objetivos
  • Recordamos o trabalho que ao longo das décadas o Conselho Regional de Lisboa tem desenvolvido nesta área, e
  • Apresentamos a análise e as propostas de vários jornalistas especializados em Justiça para melhorar a comunicação do setor.

Há um longo caminho a percorrer na melhoria da comunicação da Justiça e da sua compreensão pelos cidadãos. Um problema que diz respeito a todos os agentes do setor, desde juízes a funcionários. No CRLisboa, tentamos que os Advogados façam a sua parte.

Bom trabalho!

João Massano

Leia a edição de agosto em https://podinformar.pt

 



Divulgação Moodle
COMUNICADO | Publicação da Lei n.º 34/2026: um dia de luto para a advocacia portuguesa e para o Estado de Direito

Foi hoje publicada, em Diário da República, a Lei n.º 34/2026, que altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e o Regulamento das Custas Processuais, entrando em vigor no próximo dia 1 de setembro.

Formação
Direito Fiscal e Prática da Advocacia – que soluções

Direito Fiscal e Prática da Advocacia – que soluções
16 de julho às 18h00

Externa
II Curso Intensivo de Jogo e Aposta

O IDC – Associação para o Estudo do Direito do Consumo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organiza o II Curso Intensivo de Jogo e Aposta de 6 Outubro a 4 Novembro.