POD INFORMAR n.º 20 | Edição de Verão

Caros(as) Colegas,

Para os Advogados, Verão nem sempre é sinónimo de férias, como bem sabem todos os colegas e, em particular, aqueles que como eu optaram pela prática individual. Este é um desafio que enfrentam todos os profissionais liberais: descansar e perder rendimentos ou não parar e arriscar um problema de saúde, por exaustão?

A resposta não é simples, mas uma coisa é certa: com cada vez mais estudos a revelarem os casos de burnout na profissão, é necessário encontrar uma. É por isso que, nesta “Edição de Verão 2024” da POD Informar, dedicamos um extenso artigo ao tema. Nele abordamos os vários aspetos deste problema:

Porque é necessário ‘parar’ e os riscos de não o fazer
Os benefícios, pessoais e para a prática
As dificuldades a contornar e as estratégias para as resolver
Dicas para organizar os seus períodos de descanso

Seja qual for a sua situação, caro(a) Colega, em férias, a meio gás ou a trabalhar full time, também aproveitamos para lhe sugerir algumas escolhas culturais da equipa que produz esta revista, entre filmes, livros, séries de televisão e música.

Com elas, esperamos que o verão passe com tranquilidade e lhe permita uma pausa para fazer balanços e reorganizar energias para o retorno em setembro.

Desejo a todos os colegas um excelente verão!

João Massano

Leia a edição de agosto em https://podinformar.pt

 



Formação
Young European Lawyers Contest – YELC e Young European Lawyers Academy – YELA

Encontram-se a decorrer, até ao dia 15 de dezembro de 2025, as inscrições para o YELC – Young European Lawyers Contest e para o YELA – Young European Lawyers Academy.

Destaques CRL
Procedimentos Cautelares no Processo Civil

26 de novembro de 2025 às 17h30
Local | Auditório Conde Ferreira | Largo 5 de Outubro 14 (Jardim), Sesimbra

arquivo
2ª Edição do Ciclo Cinema e Direito

Tem início, em novembro de 2025, a 2ª Edição do ciclo “Cinema e Direito”, coorganizado pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, pela Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) e pela Iniciativa Poética.