POD ESCLARECER | 25 de abril, 50 anos com Albertina Pedroso Episódio 96

O nosso podcast, Pod Esclarecer está de volta e esta semana continuamos a série das Conversas sobre os 50 anos do 25 de abril, numa análise sobre várias perspetivas do estado da Justiça.

No episódio de hoje, João Massano, Presidente do CRlisboa recebeu a convidada Albertina Pedroso, a primeira mulher Presidente do Tribunal da Relação de Évora.
Neste episódio, a Juíza Desembargadora abordou a evolução da justiça na perspetiva de uma mulher magistrada e a posição das mulheres na magistratura ao longo dos anos.

A influência do género nas decisões judiciais, a dificuldade de comunicar as decisões judiciais de forma eficaz para a população e a importância da educação para a cidadania e a descredibilização da justiça e a influência da comunicação social foram alguns dos temas discutidos no episódio de hoje.
Para Albertina pedroso é necessária uma reforma no sistema da justiça e uma autonomia administrativa e financeira dos tribunais superiores, bem como aumentar os recursos humanos para melhorar o sistema!

A Magistrada falou ainda sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a importância de levar a justiça às pessoas.

Não perca mais um episódio. Subscreva já o POD ESCLARECER!

Ouça em https://open.spotify.com/show/24TJ22BgEUiyLc4XWc8mOr ou veja em https://youtu.be/nEHukT5BR4U

youtube-01   spotify-01

 

Scheduled arquivo Pod Esclarecer


Externa
Livro Digital “Colóquio de Direito Civil, Comercial e Processo Civil

O Supremo Tribunal de Justiça divulga o Livro Digital “Colóquio de Direito Civil, Comercial e Processo Civil – 2024”, da Coleção Livros Digitais do Supremo Tribunal de Justiça.

Formação
Curso Breve sobre Justiça Administrativa

Curso Breve sobre Justiça
20 de janeiro de 2026 e 24 de fevereiro de 2026 das 17h00 às 19h00

Notícias
Comunicado Suspensão de prazo para análise de processos de estágio – Período festivo

Informam-se os Senhores Advogados Estagiários que em virtude do período festivo, os prazos para análise de processos de estágio pelo Centro de Estágio encontram-se suspensos entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 1 de janeiro de 2026.