Pod Informar Nº 14 | fevereiro 2024

Caros(as) Colegas,

2024 começa como acabou 2023, no meio de tal turbulência política que é impossível antecipar o que vai acontecer. Que governo vamos ter? Que configuração política terão o executivo e o parlamento? Que prioridades têm os partidos políticos para a área da Justiça e de que modo poderão afetar a Advocacia?

São tudo questões em aberto às quais, no Tema de Fundo desta primeira edição do ano, procuramos responder, antecipando alguns cenários, ameaças e também oportunidades. Independentemente da ‘tempestade’ política.

No Mês em Revista demos destaque à primeira grande organização do CRLisboa em 2024, os “Estados Gerais da Justiça”, onde reunimos durante um dia inteiro de trabalhos todo o tipo de agentes do setor, entre Advogados, Presidentes de Sindicatos, Grupos Parlamentares, Juízes e Jornalistas especializados, para debater o futuro da Justiça.

Na Academia do Advogado, o destaque vai para a Doutrina, este mês sobre “A caducidade de garantia no processo de execução fiscal”, da autoria de Andreia Barbosa. Como sempre, pode ficar a par da informação atualizada da Formação, Legislação, Jurisprudência e Serviços do CRLisboa – nesta edição, esta rubrica é dedicada à Plataforma dos Sigilos – sem esquecer os vídeos e e-publicações organizadas pelo CRLisboa.

Boas leituras e Excelente 2024!

O vosso Colega,
João Massano

LEIA AGORA

Versão integral em PDF

 



Delegações
Acesso ao Direito e aos Tribunais | Apoio Judiciário – Sinoa Questões Práticas

Apoio Judiciário – Sinoa Questões Práticas
5 de junho às 17h00
Local | Palácio Marqueses da Praia e Monforte – Estrada Nacional 8, Loures

Formação
Acesso ao Direito e aos Tribunais | Apoio Judiciário – Legislação Base

Apoio Judiciário – Legislação Base
22 de maio  às 17h00
Local | Palácio Marqueses da Praia e Monforte – Estrada Nacional 8, Loures

arquivo
POD ESCLARECER | Inteligência Artificial Episódio 85

Esta semana abordamos a Inteligência Artificial, um tema cada vez mais presente e falado nos dias de hoje, com dois convidados especialistas na matéria, Manuel David Masseno, Professor Adjunto e Encarregado da Proteção de Dados do Instituto Politécnico de Beja e Luís Martins, Autor em Tecnologias Imersivas.