POD ESCLARECER | O que esperar da AIMA? Episódio 84

No episódio de hoje falamos sobre Asilo e Migração, temas preocupantes nos dias de hoje, com o convidado Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho Diretivo da AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo).

A AIMA foi criada em 2023 e veio substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) levantando várias questões sobre o problema para integração de migrantes, as autorizações de residência, as prorrogações de permanência, entre muitas outras.

O Presidente do CRLisboa, João Massano conversou com o nosso convidado sobre algumas matérias, nomeadamente na burocracia excessiva e dificuldade de agendamentos, no uso da inteligência artificial, nos atendimentos preferenciais e prioritários, para perceber quais os objetivos e propostas da AIMA na resolução destes obstáculos que preocupam, quer os Advogados, quer os cidadãos estrangeiros. Luís Goes Pinheiro falou na aposta da digitalização dos serviços, através dos canais on-line que permitam uma maior celeridade e otimização no acesso à informação e na promoção da aprendizagem da língua portuguesa.

 

Não perca mais um episódio.

Subscreva o Pod Esclarecer!

Ouça em https://open.spotify.com/show/24TJ22BgEUiyLc4XWc8mOr ou veja em ⁠⁠⁠⁠⁠https://youtu.be/3lloOWVcRm4

youtube-01   spotify-01

 

Scheduled arquivo Pod Esclarecer


Externa
Livro Digital “Colóquio de Direito Civil, Comercial e Processo Civil

O Supremo Tribunal de Justiça divulga o Livro Digital “Colóquio de Direito Civil, Comercial e Processo Civil – 2024”, da Coleção Livros Digitais do Supremo Tribunal de Justiça.

Formação
Curso Breve sobre Justiça Administrativa

Curso Breve sobre Justiça
20 de janeiro de 2026 e 24 de fevereiro de 2026 das 17h00 às 19h00

Notícias
Comunicado Suspensão de prazo para análise de processos de estágio – Período festivo

Informam-se os Senhores Advogados Estagiários que em virtude do período festivo, os prazos para análise de processos de estágio pelo Centro de Estágio encontram-se suspensos entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 1 de janeiro de 2026.