Pod Informar Nº 4 | abril 2023

Caros(as) Colegas,

Nesta edição do mês de abril, mas que se publica tão perto do Dia do Advogado, não podíamos deixar de dedicar o nosso tema de fundo a esta profissão que amamos: Ser Advogado(a) no Século XXI. E que melhor forma de homenagearmos a profissão do que falarmos de como nos podemos tornar melhores profissionais?
Para isso, demos destaque à aprendizagem ao longo da vida, indo mais além da formação académica inicial e falando dos desafios que um(a) Advogado(a) enfrenta na Era Tecnológica, que fazem com que a multidisciplinariedade e o multitasking imperem, à ‘velocidade da luz’.
Falamos das vantagens da qualificação académica complementar (por exemplo, para quem advoga em setores específicos, como a Saúde, Ambiente, etc.) mas falamos também da importância de adquirir competências sociais e de liderança (as chamadas ‘soft skills’), hoje tão apreciadas pelos recrutadores e tão indispensáveis para funcionar num mercado de trabalho altamente competitivo – também para os(as) Advogados(as).

Para complementar a informação apresentada, convidámos alguns especialistas a contribuir com a sua experiência, com destaque para a entrevista com Luís Bravo Martins, autor em Tecnologias Imersivas, que nos fala de Inteligência Artificial, Regulação e Advocacia, e para o artigo de opinião de Vítor Agostinho, Inspetor da Polícia Judiciária, que nos apresenta o tema da Segurança informática na Advocacia.

Mas a Pod Informar de abril tem muito mais para ler: damos destaque à II Conferência Internacional sobre Violência Doméstica que teve lugar no passado dia 18 de abril, com um enquadramento alargado das intervenções proferidas e das conclusões. Isto, para além dos temas e iniciativas que foram notícia no CRLisboa e o destaque para a Figura do Mês que tinha de ser, claro, O(A) Advogado(a), em comemoração antecipada do Dia do Advogado que comemoramos a 19 de maio.
Por fim, gostaria de destacar a estreia da nossa coluna de opinião aberta a convidados de fora do CRLisboa, com dois artigos de opinião, (i) de Pedro Barbas Homem (Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e (ii) de Margarida Lima Rego (Professora Catedrática e Diretora da NOVA School of Law) com Vera Lúcia Raposo (Professora Auxiliar da NOVA School of Law), que nos falam, respetivamente, da relevância do Protocolo de Colaboração assinado entre o Conselho e a FDUL e das Profissões Jurídicas na Era Digital.

E, claro, a ‘cereja no topo do bolo’, a nossa Academia do Advogado que lhe traz, todos os meses, a informação mais atualizada da Formação, Legislação, Jurisprudência e Serviços do CRLisboa (com destaque para a Plataforma Digital de Recrutamento e para o Pod Protestar). Este mês, considerando o tema de fundo, há Legislação e Jurisprudência em matéria de regulamentação do exercício da Advocacia e temáticas conexas. E inauguramos, ainda, a nossa rubrica dedicada à Doutrina, com um comentário ao Aviso do Banco de Portugal n.º 1/2023, da autoria de Guilherme Soares (Jurista), onde se indaga se estaremos perante tempos conturbados para a prevenção do BC/FT.

LEIA AGORA

Versão integral em PDF

O vosso colega,
João Massano



Destaques CRL
Os Novos Desafios do Regulamento de Inteligência Artificial

Conferência Modelo Híbrido
Os Novos Desafios do Regulamento de Inteligência Artificial
25 de junho de 2024 das 14h30 às 18h00

Divulgação Moodle
POD INFORMAR n.º 17 | 50 anos do 25 de abril, Liberdade de Expressão e Advocacia

A revista institucional do CRLisboa, a POD INFORMAR, passa a estar disponível em formato completamente digital em https://podinformar.pt/

arquivo
POD ESCLARECER | 25 de abril, 50 anos com Daniel Proença de Carvalho Episódio 91

Daniel Proença de Carvalho, um dos mais conhecidos Advogados da praça portuguesa, inscreveu-se na Ordem dos Advogados em 1968. É uma figura incontornável da sociedade portuguesa ainda antes do 25 de abril.