Pod Informar Nº 4 | abril 2023

Caros(as) Colegas,

Nesta edição do mês de abril, mas que se publica tão perto do Dia do Advogado, não podíamos deixar de dedicar o nosso tema de fundo a esta profissão que amamos: Ser Advogado(a) no Século XXI. E que melhor forma de homenagearmos a profissão do que falarmos de como nos podemos tornar melhores profissionais?
Para isso, demos destaque à aprendizagem ao longo da vida, indo mais além da formação académica inicial e falando dos desafios que um(a) Advogado(a) enfrenta na Era Tecnológica, que fazem com que a multidisciplinariedade e o multitasking imperem, à ‘velocidade da luz’.
Falamos das vantagens da qualificação académica complementar (por exemplo, para quem advoga em setores específicos, como a Saúde, Ambiente, etc.) mas falamos também da importância de adquirir competências sociais e de liderança (as chamadas ‘soft skills’), hoje tão apreciadas pelos recrutadores e tão indispensáveis para funcionar num mercado de trabalho altamente competitivo – também para os(as) Advogados(as).

Para complementar a informação apresentada, convidámos alguns especialistas a contribuir com a sua experiência, com destaque para a entrevista com Luís Bravo Martins, autor em Tecnologias Imersivas, que nos fala de Inteligência Artificial, Regulação e Advocacia, e para o artigo de opinião de Vítor Agostinho, Inspetor da Polícia Judiciária, que nos apresenta o tema da Segurança informática na Advocacia.

Mas a Pod Informar de abril tem muito mais para ler: damos destaque à II Conferência Internacional sobre Violência Doméstica que teve lugar no passado dia 18 de abril, com um enquadramento alargado das intervenções proferidas e das conclusões. Isto, para além dos temas e iniciativas que foram notícia no CRLisboa e o destaque para a Figura do Mês que tinha de ser, claro, O(A) Advogado(a), em comemoração antecipada do Dia do Advogado que comemoramos a 19 de maio.
Por fim, gostaria de destacar a estreia da nossa coluna de opinião aberta a convidados de fora do CRLisboa, com dois artigos de opinião, (i) de Pedro Barbas Homem (Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e (ii) de Margarida Lima Rego (Professora Catedrática e Diretora da NOVA School of Law) com Vera Lúcia Raposo (Professora Auxiliar da NOVA School of Law), que nos falam, respetivamente, da relevância do Protocolo de Colaboração assinado entre o Conselho e a FDUL e das Profissões Jurídicas na Era Digital.

E, claro, a ‘cereja no topo do bolo’, a nossa Academia do Advogado que lhe traz, todos os meses, a informação mais atualizada da Formação, Legislação, Jurisprudência e Serviços do CRLisboa (com destaque para a Plataforma Digital de Recrutamento e para o Pod Protestar). Este mês, considerando o tema de fundo, há Legislação e Jurisprudência em matéria de regulamentação do exercício da Advocacia e temáticas conexas. E inauguramos, ainda, a nossa rubrica dedicada à Doutrina, com um comentário ao Aviso do Banco de Portugal n.º 1/2023, da autoria de Guilherme Soares (Jurista), onde se indaga se estaremos perante tempos conturbados para a prevenção do BC/FT.

LEIA AGORA

Versão integral em PDF

O vosso colega,
João Massano



arquivo
POD ESCLARECER | O que esperar da AIMA? Episódio 84

O Pod Esclarecer continua a debater o tema da Justiça, neste episódio com a presença de Carlos Almeida, Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça.

arquivo
Regime aplicável aos estágios iniciados após 01 de abril de 2024

Regras/adaptações dos Regulamentos em vigor aplicáveis aos estágios iniciados após 1 de abril de 2024 Consulte aqui  

Formação
XVIII Encontro Jutra – Direito do Trabalho de Cravos e Escravos

XVIII Encontro Jutra – Direito do Trabalho de Cravos e Escravos
26 de abril de 2024 das 9h00 às 18h30
Local | Auditório do ISEG – Universidade de Lisboa. Rua do Quelhas, 6 A