INQUÉRITO: ARBITRAGEM COMERCIAL


A arbitragem comercial, enquanto meio de resolução alternativa de litígios, tem vindo a ganhar protagonismo e notoriedade, sobretudo nas últimas décadas. Não obstante, faltam dados estatísticos que nos permitam compreender a sua evolução – dados estes essenciais, atendendo sobretudo à confidencialidade que caracteriza a arbitragem e que tem dificultado a percepção do que sucede na prática.

Para conhecer melhor esta realidade, o Conselho Regional de Lisboa divulga um projecto de pesquisa empírica, sob a forma de inquérito, que nasce de uma iniciativa do Ratio Legis (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas da Universidade Autónoma de Lisboa), em parceria com a Associação Portuguesa de Arbitragem.

O estudo tem por objectivo aferir e dar a conhecer a realidade prática da arbitragem comercial (excluem-se do presente inquérito as arbitragens de conflitos de consumo, bem como as arbitragens tributária, administrativa e desportiva, que suscitam outras particularidades e que serão alvo de inquéritos futuros).

Os dados serão anónimos e tratados pelos Professores Doutores António Pedro Pinto Monteiro e Ruben Bahamonde. As conclusões do estudo serão analisadas numa conferência no Conselho Regional de Lisboa, no dia 19 de outubro.

Agradecemos a todos os Colegas que preencham o inquérito sobre o tema em https://formacao.crlisboa.org/mod/feedback/complete.php?id=11488&courseid até ao dia 02 de Outubro. Sublinhamos, mais uma vez, que o inquérito é anónimo não sendo solicitados quaisquer dados pessoais.

Para compreender melhor esta realidade, a colaboração de todos é essencial.

Em nome do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados,

Agradecendo desde já a disponibilidade dos Colegas, apresento os melhores cumprimentos.

João Massano
Presidente do Conselho Regional de Lisboa



CRL
Inteligência Emocional

Conferência On Line
Inteligência Emocional
20 de outubro de 2022 às 15h00

Formação
Curso ON-LINE de Inglês Jurídico: Legal English Grammar

Curso de Inglês Jurídico | Legal English for Business Law & Contract Law
6 até 27 de outubro 2022 das 18h00 às 20h00
Zoom

Notícias
Revogação do regime excecional das intervenções

Alertam-se todos os advogados estagiários que o regime excecional deliberado pela CNEF que permitia a entrega de 5 intervenções orais em quatro processos distintos já não se encontra em vigor.